Os vários tipos de Arroz

Faz sempre o mesmo tipo de arroz? Que tal experimentar um diferente?

Estes gãos podem assumir diversos valores nutricionais. Varie a sua alimentação e traga mais saúde à sua mesa!


Arroz branco: começo por este porque é o mais utilizado por nós portugueses. O arroz é polido passando por um processo de remoção da casca (a qual concentra diversos nutrientes). O seu valor nutricional é pobre, sendo praticamente constituído por carboidratos. É também o mais barato e de maior rapidez no seu preparo.
Arroz integral: é considerado o arroz mais saudável. Isto deve-se ao facto de não passar pelo normal processo industrial mantendo assim a camada externa do grão. Por esse motivo é rico em proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura “boa”. Por outro lado, o seu tempo de cozedura é superior à do arroz branco.
Basmati: de origem indiana, já possui um gosto bastante característico pelo que dispensa a adição de temperos durante o preparo. Conserva a maioria das propriedades nutricionais devido ao seu parcial polimento e descascamento. Tem baixo valor glicémico.
Arroz selvagem: os grãos são escuros e o seu comprimento é três vezes maior que o do arroz comum. É pobre em gorduras e rico em proteínas e fibras. É bastante saboroso misturado com outros tipos de arroz.
Arroz vaporizado: os grãos são submetidos a um tratamento com vapor de água. Este processo faz com que mantenha mais vitaminas e minerais do que o arroz branco. É fácil de preparar ficando solto e sem aspeto de “empapado”.
Arroz arborio: bastante utilizado em risotos e doces. Absorve bem a água e o sabor dos alimentos com que é cozinhado. Neste processo libera muito amido, por isso fica tão cremoso.


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